No próximo dia 11 de Outubro de 2009, o Bloco de Esquerda apresentar-se-á pela primeira vez aos eleitores com uma lista de candidatos à Assembleia de freguesia de Santa Maria de Lamas.
No próximo dia 11 de Outubro de 2009, os cidadãos e cidadãs de Santa Maria de Lamas serão chamados a decidir sobre qual o futuro que pretendem para a sua freguesia e para o seu concelho.
No próximo dia 11 de Outubro de 2009, os cidadãos e cidadãs de Santa Maria de Lamas serão chamados a decidir sobre qual o futuro que pretendem para as gerações futuras, para os seus filhos e para os seus netos.
Para o Bloco de Esquerda mais do que a legitimidade da sua participação num acto de pluralidade democrática, a importância destas eleições revestir-se-á de uma oportunidade excepcional para os eleitores Lamacenses optarem em consciência pelo futuro da sua terra.
Algumas das questões que serão colocadas à freguesia num futuro próximo, como a construção do Parque Empresarial da Cortiça serão decisivas para assegurar a sustentabilidade dos escassos recursos florestais e ecológicos que ainda perduram na freguesia e que serão fundamentais para o equilíbrio ambiental que se pretende conjuntamente com a sustentabilidade económica do projecto.
O Bloco de Esquerda apresenta-se com uma lista que alia a irreverência própria da juventude com a experiência de pessoas com provas dadas de competência, responsabilidade e seriedade nos mais diversos aspectos da sua vida social e profissional. Esta candidatura do bloco de esquerda assume igualmente a abertura à participação de cidadãos independentes nas suas listas, cidadãos que se identificam com o nosso projecto, com as nossas ideias e que com a sua dedicação e esforço contribuirão para valorizar a substância das nossas propostas, só assim será possível assumir a dinâmica de empenho e exigência com que nos propomos comprometer com toda a população.
O Bloco de Esquerda justifica igualmente a sua candidatura pelo sucessivo esbanjamento de dinheiros públicos que é possível constatar na freguesia, sem que desse desperdício os cidadãos de Santa Maria de Lamas tenham retirado proveitos evidentes na evolução qualitativa das suas vidas.
É tempo de acabar com as obras de vaidade que só satisfazem orgulhos pessoais.
É tempo de orientar as prioridades para as obras que tenham reflexos reais no bem-estar da população.
É tempo de a população ser uma voz activa de exigência na resolução dos seus problemas.
É tempo de os cidadãos Lamacenses exigirem do executivo local uma mudança de orientação nas prioridades, que permita romper com os sucessivos ciclos de obra sem utilidade que se têm acumulado na freguesia ao longo dos últimos anos.
Basta de obra inútil!
Os eleitos têm a obrigação de servir os eleitores e não o inverso, com o Bloco de Esquerda não haverá lugar para os interesses instalados nem para o desperdício irracional.
Vivem-se tempos de grandes constrangimentos financeiros e económicos, tempos esses que se têm traduzido em carências que acarretam problemas sociais de toda a ordem.
Os tempos que se vivem são difíceis, especialmente:
Para os trabalhadores e trabalhadoras que se vêm a braços com o espectro do desemprego, da precariedade laboral e da discriminação salarial.
Para os desempregados que não obtendo trabalho se encontram completamente desprotegidos de qualquer mecanismo de protecção social.
Para os idosos que não tendo recursos económicos suficientes se vêm impedidos de aceder às instituições de solidariedade social.
Para os jovens cujas famílias investiram os seus parcos recursos financeiros em formação e que não conseguem aceder ao mercado de trabalho e se o conseguem são em grande parte vitimas da exploração desenfreada de empresas sem escrúpulos e desprovidos de quaisquer direitos laborais.
Para todas as famílias de um modo geral que se viram estranguladas pelo sector bancário, sector esse que vai acumulando lucros colossais à conta das imensas dificuldades que as pessoas atravessam para poder cumprir pontualmente com o pagamento das mensalidades do crédito que contraíram na aquisição da sua habitação.
Por esta razão o Bloco de Esquerda orientará prioritariamente a sua acção para as questões de natureza social, sem descurar a sua preocupação com todas as medidas que julgue fundamentais para incrementar a qualidade de vida que todos merecemos.
É fundamental que o dinheiro que é de todos os contribuintes seja bem gasto e em benefício de todos.
Com o bloco de Esquerda não será mais possível que se realizem obras como o parque de minigolfe, que tal como está, representa um custo elevado para os cofres da freguesia e não serve ninguém.
Com o Bloco de Esquerda não haverá mais investimentos de 50 mil Euros em painéis de vídeo inúteis e que apenas servem para alimentar vaidades pessoais sem que a população obtenha qualquer tipo de retorno.
Com o Bloco de Esquerda, Santa Maria de Lamas não se tornará um obstáculo para a mobilidade dos seus cidadãos, onde impera a monumentalidade absurda de um ordenamento e planeamento viário que nos enche de vergonha e nos torna alvo de chacota e de gozo por parte de quem nos visita.
Oportunamente o Bloco de Esquerda anunciará um conjunto de medidas e propostas responsáveis e perfeitamente exequíveis que serão colocadas à consideração e análise dos Lamacenses, com o firme propósito de tornar mais agradável e menos penosa a qualidade de vida na nossa terra.
As eleições não são um fim em si mesmo, para isso não basta depositar o voto nas urnas de 4 em 4 anos, é necessário um grau de exigência e participação activa dos cidadãos na vida pública e na discussão dos problemas que a todos afectam.
Para nós as pessoas contam mais, não são um mero instrumento para alcançar um fim, por isso lançamos o desafio a cada um e a todos os eleitores de Santa Maria de Lamas:
“Atreve-te a ser voz na mudança!”
O Bloco de Esquerda assumirá sem reservas as responsabilidades que lhe forem confiadas pelos Lamacenses.